Todos sabemos que os golpes direcionados a aposentados e pensionistas não são uma prática recente, e mesmo com o mercado se tornado mais seguro e novos protocolos de segurança tenham surgido, os golpes continuam marcando presença até hoje.
Com toda essa onda de fraudes e golpes, é de muito importante que os funcionários de empresas privadas, servidores públicos e aposentados ou pensionistas do INSS estejam sempre alertas e bem informados sobre os tipos de golpes e como se proteger deles.
Neste artigo você irá aprender 9 dicas práticas para fugir de golpes, fique atento!
1° Como fugir de golpes em aposentados e pensionistas?
É bem provável que todo aposentado ou pensionista já recebeu uma ligação ou mensagem falsa. Quase sempre é alguém alegando que trabalha no INSS, dizendo que precisa confirmar seu benefício ou que ele poderá ser bloqueado, e para evitar isso pede de seus dados. Se isso já aconteceu com você, aposentado ou pensionista, você não é o único. Mas ainda existe a possibilidade de você ser vítima de uma fraude e não ter percebido.
Recentemente, o número de vítimas de golpes com esse disfarce de “representantes do INSS”, seja por SMS, e-mail, telefone ou até mesmo WhatsApp tem crescido exponencialmente. Isso ocorre por quê pensionistas ou aposentados têm maior facilidade na hora de conseguir crédito, especialmente quando é consignado.
Em outubro de 2021, foi emitido um alerta pelo Ministério do Trabalho e Previdência, falando sobre as fraudes que vem ocorrendo com os aposentados e pensionistas.
Além disso foi exibido um exemplo de golpe, onde golpistas se passavam por funcionários do CNPS e ligavam, pedindo um depósito, com o objetivo de liberar um benefício inexistente. O Ministério deixou claro que não é uma prática do CNPS entrar em contato com seus segurados por esse meio, e que nenhum benefício realizado por ele precisa de qualquer pagamento.
2° Cuidado com Mensagens falsas
É um método muito aplicado em pessoas idosas, essas mensagens falsas são enviadas por SMS ou WhatsApp. Elas podem ser classificadas em três tipos:
- Atualização de dados
- Link
- Número falso
Atualização de dados:
Dentro da mensagem enviada, os golpistas enviam um número, pedindo que você ligue e atualize seus dados. Dessa forma, os criminosos conseguem seu CPF, dados de cartão de crédito, senhas e outras informações pessoais.
Link:
São enviados links que te redirecionam a uma página falsa do INSS ou de um banco, informando que seu CPF apresenta irregularidades. Caindo nesse golpe, você informa os seus documentos e outros dados.
Número falso:
Um número falso 0800 entra em contato e pede que você ligue para outro número falso, dessa vez um fixo ou celular. Neste segundo número, um dos golpistas vai fingir ser um membro da equipe do INSS ou do banco, pedindo dados pessoais.
3º Proteja-se da Falsificação de assinaturas
O golpe da falsificação da assinatura é um dos mais usados em contratos de empréstimo. Mesmo com todas os protocolos antifraude, em muitos casos não é possível identificar falsificações, por isso, nnca assine documentos que não conhece.
4° Cuidados básicos que aposentados e pensionistas podem tomar
Mesmo levando em conta os exemplos mostrados anteriormente, você pode também se proteger de golpes usando os seguintes métodos:
5° Contrate apenas se for necessário
Diversos bancos geralmente fazem contato oferecendo crédito consignado, mostrando apenas as vantagens e omitindo todo o restante. Então, nunca contrate um empréstimo por impulso, e sim quando houver necessidade.
6° Contrate somente a quantia que puder devolver
Faça uma análise do seu orçamento, calcule qual o percentual você poderá comprometer de sua renda, visto que se trata de uma dívida e será necessário pagá-la em dia.
7° SEMPRE LEIA TODAS as cláusulas do contrato
Se atente sempre as “letras miúdas” e além de ler e reler, assine somente caso esteja plenamente de acordo e guarde uma cópia do contrato em um local seguro.
8° Não acumule empréstimos
Ao fazer o contrato de um empréstimo consignado, já com boa parte da dívida paga, o aposentado tem a possibilidade pegar um novo crédito sem aumentar o valor de desconto, porém elevando o tempo da dívida, tome muito cuidado ao considerar essa estratégia.
9º Não pegue empréstimos para ajudar parentes
Em muitos casos é possível que o parente não consiga pagar a dívida, então, se for de extrema importância pegar um empréstimo para nesses casos, sempre tenha uma reserva de emergência.
Dica Bônus: Tenha atenção redobrada na internet
Apesar da infinidade de benefícios que a internet trás, os golpes ainda são uma ameaça, e aposentados e pensionistas com mais idade podem acabar fazendo uma contratação de empréstimo consignado sem nem perceber, devido à falta de experiência na internet.
Gostou das dicas? Que tal contratar crédito para aposentados e pensionistas de forma segura e prática? Baixe nosso APP na Google PlayStore e sempre acompanhe nosso blog para mais dicas como essas.